domingo, 15 de março de 2015

Sagres – Somos Futebol – uma campanha infeliz…


Sagres – partilho hoje convosco um mau exemplo de uma campanha de marketing, que teve forte impacto a nível nacional e, em minha opinião, se destaca como ação de don’t know how no âmbito do marketing desportivo!




A Sagres, enquanto patrocinadora d’Os Belenenses lançou recentemente uma campanha de marketing que captou a minha atenção, sobretudo, por maus motivos. A iniciativa intitulou-se “Sagres – Somos Futebol – O Minuto dos Noventa” e tratou-se de um vídeo disponibilizado nos canais de media social tentando celebrar o Futebol, no final da partida do Restelo, após a equipa da casa ter recebido o Sporting Clube de Portugal.



Desafortunadamente, o vídeo coloca em evidência alguns momentos ocorridos na partida com destaque para o minuto 90′ e seguintes até à conclusão do desafio. Entre os lances destacados, foram evidenciados alguns momentos de infelicidade protagonizados pela equipa visitante: em particular, foi visada a exibição do guarda redes do Sporting Clube de Portugal, o internacional AA e titular da seleção portuguesa, Rui Patrício. O lance em especial evidência foi um alívio de Rui Patrício, com a bola a embater no defesa Paulo Oliveira e, com capricho, a ir ter com o avançado da equipa da casa, Rui Fonte (ainda por cima, um jogador formado em Alvalade e emprestado recentemente pelo arquirrival Benfica), a permitir que este fizesse o tento que, na altura, permitia a vitória do clube da cruz de Cristo…



A campanha tornou-se viral e cruzou fronteiras apenas por focar aspectos negativos. Essa negatividade – incrementada pelas reações indignadas e intempestivas do treinador do Sporting Marco Silva, do presidente do Sporting Bruno de Carvalho e dos adeptos do Sporting um pouco por todas as redes sociais – pegou-se à campanha, ao vídeo, ao Belenenses, ao Sporting, ao jogador Rui Patrício e à Sagres (que, admitindo o mau momento, acabou por retirar o vídeo do seu canal oficial na plataforma de partilha de vídeos YouTube).



Como resultado, também a Liga de Clubes pondera rever o contrato que a liga à Sagres, a Federação Portuguesa de Futebol já repudiou a ação e ninguém saiu beneficiado: a campanha que visava criar valor ao Belenenses, apenas causou mau estar e retirou valor ao patrocinado, atingindo negativamente vários agentes desportivos e não logrando, sequer, a valorização do futebol enquanto prática desportiva e fator de entretenimento e dos próprios produtos da marca Sagres, chamuscados com a situação.



Sem dúvida, um caso que veio provocar uma onda de falta de confiança no patrocinador para lá dos danos colaterais, de âmbito puramente desportivo.



Deixo-vos para além de algumas imagens, o vídeo da campanha (ainda não censurado… até quando…) e duas notícias com mais pormenores – uma delas de uma fonte insuspeita (porque estrangeira…) – Calciomercato.com.












Para saber mais sobre esta campanha da Sagres, leia a notícia do Calciomercato.com aqui e a do Diário de Notícias aqui.

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